quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ARTIGO - O VALOR DO AMOR PELAS ALMAS

Um abençoado hino diz: “Irmão, você sabe o valor que tem uma alma?”. É um convite à reflexão sobre o valor de uma alma, ou de uma pessoa, diante de Deus, de Sua Igreja, e dos que são nascidos de novo, e fazem parte do Seu Reino.
Blog de hugofpaiva :Bom dia Senhor..., O choro de JesusHaverá alguma medida pela qual possamos avaliar o valor de uma alma? Poderá ela ser medida em termos de reais, dólares, ou libras esterlinas? Certamente, não. Uma alma tem um valor inestimável em termos de medidas monetárias ou materiais. Quando dizemos que “uma vale mais que o mundo inteiro”, não estamos citando um versículo bíblico, mas estamos expressando uma verdade bíblica.
O salmista diz: “Aqueles que confiam na sua fazenda e se gloriam na multidão das suas riquezas, nenhum deles, de modo algum, pode remir a seu irmão ou dar a Deus o resgate dele (pois a redenção da sua alma é caríssima, e seus recursos se esgotariam antes)” (Sl 49.6-8). Isso confirma que uma alma tem mais valor que todos os recursos do mundo, sejam em moeda, metais e pedras preciosos, em títulos financeiros, em poupança, em terras, em gado, em tudo, enfim.
Nosso Senhor Jesus Cristo indagou: “Então, disse Jesus aos seus discípulos: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”(Mt 16.24-26).
Esses dois textos bíblicos, dos salmos, e dos evangelhos, dão a idéia de como uma alma é vista por Deus, de como uma pessoa é considerada aos olhos de Deus. Enquanto para o diabo, uma alma dever ser objeto de sua manipulação, lançando-a no lamaçal do pecado, para leva-la ao Inferno, para Deus, uma alma é objeto de seu amor, a tal ponto de ter Ele enviado Jesus ao mundo, “para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). As almas das pessoas, ou elas próprias, têm muito valor para Deus.
Diante dessa realidade, como nós, os cristãos, devemos ver as almas? Certamente, devemos olhas para as pessoas do mundo como almas que precisam de salvação urgentemente. Muitas estão sendo tragadas pelo diabo, e sendo levadas ao abismo eterno, todos os dias, sem dó nem piedade. São milhões de crianças, que estão sendo mortas, através do aborto, ou através do infanticídio, e até da pedofilia, que é a prática de abuso sexual de crianças, por homens e mulheres instrumentos de Satanás. Outras almas estão sendo destruídas através dos vícios, da bebida, do cigarro, das drogas, e de outras práticas perniciosas. Outras almas estão sendo destruídas através do sexo ilícito, da prostituição, do adultério, da fornicação (sexo entre solteiros), do homossexualismo e do lesbianismo. São pessoas destruídas espiritualmente, mortos-vivos, e vivos-mortos, tais quais “zumbis” espirituais, que não sabem de onde vêm, quem são, e muito menos para onde vão.
E, infelizmente, parece que a maioria dos crentes já se acostumou com toda essa mortandade de almas, que “nem está aí”, como diz a linguagem popular! E os tempos vão passando. E com ele, vão passando as oportunidades de fazermos alguma coisa a mais pelas almas perdidas. E, um dia, quando menos esperarmos, estaremos diante do juízo de Deus, que nos cobrará o que fizemos ou deixamos de fazer pelas almas perdidas. É tempo de refletir, de pensar, de agir!
E o hino pergunta: “Irmão, você sabe o valor de uma alma?”.
Se sabe, porque não faz algo mais para ajudar as almas perdidas a encontrarem o caminho da salvação? E, se não sabe, por que não procura parar de viver uma vida sem frutos na caminhada cristã?
Se você tem certeza da sua salvação, de sua libertação do poder das trevas, do jugo do diabo, das correntes do mundo, das cadeias da carne, é tempo de pensar se está dando o devido valor pelas almas por quem Cristo morreu.
Como dar valor às almas? Primeiro, dando valor à sua própria alma. Lembre-se do que Jesus disse: “Que adianta o homem ganhar o mundo inteiro, e perder a sua alma?…” Não vale a pena perder a alma, por causa de dinheiro, de posição, de cargos, de sexo, ou de qualquer outra coisa.
Em segundo lugar, precisamos dar valor às almas dos de nossa própria família. Quem não cuida da vida espiritual dos de sua família, diz a Bíblia, “é pior que o infiel e negou a fé” (1 Tm 5.8). Em terceiro lugar, damos valor às almas, quando procuramos levar a mensagem do evangelho de Cristo a elas, através de algum meio ou método de evangelização. Sempre há uma maneira de tornar Cristo conhecido dos pecadores. Por telefone, por carta, de casa-em-casa, pelo Rádio, pela TV, através de folhetos, de revistas, de jornais, da música. Em quarto lugar, damos valor às almas, quando temos cuidado com o nosso testemunho, de tal forma que sejamos “sal da terra” e “luz do mundo”. Amém.


Pr Elinaldo Renovato de Lima
Presidente da ADPAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VERDADEIRO AMOR PELAS ALMAS

Assim dizia Mateus Henry: “Sinto maior gozo em ganhar uma alma para Cristo, do que em ganhar montanhas de ouro e prata, para mim mesmo”.