quinta-feira, 13 de junho de 2013

TRABALHOS DE INTEGRAÇÃO DE NOVOS CONVERTIDOS


REFLEXÃO

É muito importante realizarmos trabalhos especiais de novos convertidos, oferecendo-lhes oportunidades de participarem ativamente, para que se sintam úteis na obra de Deus. Que não pode faltar, enquanto estamos integrando os novos convertidos. Eis algumas atividades que são aplicáveis:

CULTOS DE NOVOS CONVERTIDOS

A igreja deve agendar estes cultos, os quais devem ter a participação integral da igreja. Não realize cultos de novos convertidos se eles estiverem sozinhos, pois os mesmos poderão sentir-se desprezados e ficarem tristes. Nesses cultos, devemos dar espaço para eles testemunharem, cantarem, etc.

CULTOS DE INTEGRAÇÃO DE NOVOS CONVERTIDOS

Estes cultos visam à realização de eventos de maior porte, integrando mais de uma congregação ou igreja, tendo ampla participação dos novos convertidos na programação. Devemos, no entanto, ter o cuidado de não deixarmos os novos convertidos sozinhos, pois a idéia é de integrá-los na igreja. Eles precisam se sentir apoiado por todos, principalmente pelos seus pastores.


REUNIÃO DE NOVOS CONVERTIDOS

Esta reunião pode ser feita uma vez por mês, com a presença do pastor, sua esposa, os líderes do discipulado e os novos convertidos. Inicia-se com um devocional simples, podendo utilizar um caderno de corinhos e hinos da harpa; depois, faz as apresentações: cada um se levanta, diz o seu nome, e quanto tempo faz que aceitou a Jesus. Os líderes, em vez do tempo de evangelho, dizem sua função na igreja; em seguida, dá-se oportunidades para testemunhos e cânticos, fazendo uso de microfone, sempre que possível, para desinibi-los na hora do culto; Pode-se também abrir um painel de perguntas: deixe que eles perguntem qualquer coisa que tenham dúvidas; encerra-se com a tradicional oração, e serve-se um lanche simples, enquanto conversa-se um pouquinho. Este trabalho funciona bem aos Domingos à tarde. Sugestão para o lanche: sorvete; café, chá ou chocolate quente com biscoito; salada de frutas, suco ou refrigerante com bolo. É só administrar um revezamento. Esta reunião serve até para fazer um bolo para os aniversariantes do mês. Com certeza eles irão gostar muito. Quem colocar isso em prática nunca se arrependerá.


VISITA PERMANENTE


O estabelecimento de um programa de visitas é algo que faz parte da assistência. Enquanto a pessoa é nova convertida, não devemos relaxar nas visitas fraternais que devem ser uma praxe no discipulado. É claro que após termos dado a assistência inicial necessária ao novo convertido, já não temos mais tanta preocupação com o mesmo, até porque já temos novas pessoas para cuidar. Entretanto, não podemos abandoná-los bruscamente. Portanto, é salutar fazermos uma visita sempre que sobrar tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O VERDADEIRO AMOR PELAS ALMAS

Assim dizia Mateus Henry: “Sinto maior gozo em ganhar uma alma para Cristo, do que em ganhar montanhas de ouro e prata, para mim mesmo”.